Cantinho Cultural #1 Chegada dos portugueses ao Japão

Aqui no AniHome interessamo-nos na divulgação da cultura japonesa pela comunidade portuguesa. E isso não significa apenas falar de eventos asiáticos, anime e mangá, significa também falar da cultura japonesa em si. Mas tão importante como saber sobre o Japão é saber como a nossa comunidade (Portugal) está envolvida com este país ao longo das épocas. Para abrir a nova rubrica da nossa página decidimos falar como tudo começou entre Portugal e Japão.

Para começar, sabiam que Portugal foi o primeiro país ocidental a chegar ao Japão? Pois é Portugal foi o primeiro país europeu a fazer contacto com o Japão e fizeram-no no ano de 1543 na praia de Tanegashima. É claro que este acontecimento fez um grande impacto, principalmente na cultura japonesa. Se pensam que nunca fizemos nada demais desenganem-se e olhem para o Japão como um bom exemplo. Mas falemos de outras coisas que Portugal deu aos japoneses (e vice-versa) mais tarde.

Tela nipónica sobre a chegada dos portugueses ao Japão

Continuando com o assunto vamos falar da “chegada” de Portugal ao Japão. Como todos devem calcular o que os portugueses tiraram logo proveito desta chegada foi do comércio e foi mesmo assim que começou o desenvolvimento da cultura portuguesa no Japão. Em 1550 o Japão já era um monopólio comercial controlado por um chefe-mor português e em 1557 como Portugal chega a Macau (China) e estabelece-se então uma nova rota comercial (principalmente de prata) entre o Japão e Portugal.

Nesta chegada ao Japão o comércio não foi a única mudança radical mas também a religião. Não que os japoneses tivessem mudado a sua religião, mas o facto dos cristãos passarem a ter muita presença no país. Como por exemplo Nagasaki teve presença católica desde 1569 e em 1580 foi mesmo dada aos Jesuítas. Mas em 1587 dá-se uma reviravolta na posição de proteção aos missionários e então os Jesuítas acabam sendo expulsos do país do sol nascente.

Bem acho que já é suficiente só para a chegada dos portugueses. Em outros “cantinhos culturais” iremos falar do impacto dos portugueses no japão e que mudanças houveram para ambos os lados pois foram contatos que deixaram marcas duradouras.

Anúncios

One thought on “Cantinho Cultural #1 Chegada dos portugueses ao Japão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s