Cantinho Cultural #2 – Introdução das armas de fogo no Japão

São imensas as relações que existem entre Portugal e o Japão e todas elas deixaram marcas profundas não só na história mas também nas culturas destes dois países. Vocês sabiam que foram os portugueses que introduziram as armas de fogo no Japão? Como já tinhas falado no nosso post anterior, os portugueses quando chegaram ao Japão estabeleceram logo o comércio na região.

Então como já dissemos os portugueses chegaram ao Japão em 1543 aportando na praia de Tanegashima e trazendo com eles no seu barco uma ferramenta que iria ter muita influência na história do Japão. Esse instrumento foi a espingarda de fecho de mecha, e foi a primeira vez que o país do sol nascente viu uma arma de fogo.

A unidade samurai, ashigaru, a usar a Tanegashima

O chefe japonês da ilha de Tanegashima decidiu então comprar duas espingardas aos portugueses que tinham acabado de chegar e contratou um ferreiro para copiar o design da arma e fazer uma, mas este teve problemas em construir a réplica pois “a perfuração do cano de forma helicoidal de maneira a que o parafuso pudesse ser firmemente inserido” era uma técnica que ainda não tinha sido aprendida no Japão.  Os portugueses ficaram então na ilha durante um ano e mandaram vir um ferreiro que resolvesse o problema e que ensinasse a arte da manufactura de armas de fogo aos locais. Em dez anos cerca de 300 armas foram fabricadas e essa arma criada pelos japoneses baseando-se na espingarda de fecho de mecha foi chamada de mosquete Tanegashima.

Como é de esperar esta nova arma foi mudar radicalmente a forma como se guerreava no Japão e teve grande influência em grandes batalhas. Havia mesmo uma unidade samurai que utilizava a Tanegashima chamados ashigaru.

Ainda hoje Tanegashima é o símbolo do primeiro contacto do Japão com Portugal e a Europa, o próprio nome da ilha é dado devido à arma que os portugueses ajudaram a produzir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s