Simply Talk: Sangramento nasal (nosebleed)

As “Físicas do Anime” como nós sabemos são bem diferentes da física da vida real. Aliás o anime é normalmente feito através do exagero das emoções, que são representadas através de certas expressões faciais ou certas reações corporais.

O sangramento nasal é um dos exemplos em como o exagero das emoções num anime é expresso através de uma reação corporal.

O que acontece na Anime? O que acontece é que temos geralmente um indivíduo do sexo masculino (pode acontecer com membros do sexo feminino também, o que começa a aparecer já com alguma frequência) que quando vê uma rapariga atraente numa posição mais embaraçosa ou provocante (ou qualquer coisa que crie um estado de excitação), o sangue começa a pingar, escorrer, ou em situações de excitação máxima, explodir através das suas narinas.

De onde vem esta História? Existem muitas versões para responder a esta pergunta. Mas o que é certo é que os japoneses chegaram mesmo a acreditar que quando os homens tinham um sangramento nasal isso significava que estavam sexualmente excitados e com pensamentos pervertidos na cabeça.

O que acontece na vida real? E a relação com a anime? O sangramento nasal tem as mais variadas causas. Trauma, infeções, alergias, ar seco e uma grande variedade de doenças e condições como hipertensão. O nariz apresenta uma alta densidade de capilares, que são pequenas veias que se rompem facilmente. Como os capilares do nariz são tão frágeis o simples ato de nos assoarmos pode causar um sangramento nasal.

Como já podemos perceber em Anime essa não é a causa dos nosebleeds. O mais provável é estar diretamente relacionado com a crença popular que existiu no Japão. Mas o sangramento nasal tem a sua ciência e não é tão ilógica quanto isso. A lógica por detrás dessa ideia está no aumento da pressão arterial quando há excitação no corpo humano. Por exemplo as ereções do homem no corpo humano são causadas por essa mesma pressão arterial que deriva da excitação do momento, como em anime não se pode representar uma ereção (exceto animes como Kiss x Sis) o sangramento nasal serve também como uma forma de censura.

O sangramento nasal tem sido aproveitado também para as mais diversas ocasiões sem ser o puro facto da excitação sexual, o que torna cada vez mais difícil de explicar no que consiste. Tem-se usado também para situações de quando se vê algo que deixa os personagens super felizes e até para quando se vê algo muito kawaii.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s