Análise de Shigatsu wa Kimi no Uso

Página do MyAnimeList: http://myanimelist.net/anime/23273/Shigatsu_wa_Kimi_no_Uso

Sinopse

Shigatsu wa Kimi no Uso (Your lie in April em inglêssegue a história do pianista prodígio Kosei Arima, que depois de perder a sua mãe, que era também a sua instrutora, entrou em colapso mental o que resultou na sua incapacidade de ouvir as notas do piano, apesar da sua audição estar perfeitamente normal. Kosei passou os dois anos seguintes sem tocar o piano e passou a ver o mundo à sua volta como monótono e sem cor. Estava satisfeito a “sobreviver” com os seus dois amigos Tsubaki e Watari até que, um dia, uma rapariga muda tudo. Kaori Miyazono é uma bonita violinista de espirito livre, cuja forma de tocar o violino expressa a sua personalidade. Kaori ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra-lhe que deve ser livre na sua música ao contrário do seu antigo modo de tocar, rígido e estruturado como uma máquina.

Enredo

Um romance sem dúvida especial que apesar de todos os seus clichês e previsibilidades não nos deixa descolar do monitor. Nós conseguimos perceber desde os primeiros episódios que esta irá ser uma boa anime de se ver. Shigatsu wa Kimi no Uso tem uma grande carga emocional anexada ao seu enredo e então exigem-se certos níveis de qualidade no controlo que foram, em geral, alcançados. A constituição do enredo é do mais simples que há e também já muito visto por outras animes, quatro personagens: dois protagonistas e dois semi-protagonistas (o suficiente para uma anime de romance dar resultado). Esta anime é uma bola de neve de emoções e relações entre as personagens que vai crescendo ao longo da história, começando com cores vivas e episódios alegres e que lentamente se vai transformando numa história mais profunda. Uma anime com muitas temáticas e com diversos arcos que nos ensinam devagarinho como viver, crescer e uma outra série de lições de vida. É uma daquelas histórias de amor típicas mas com muitas temáticas para dar mais originalidade ao enredo. Com verdades dolorosas e momentos de alegria Shigatsu wa Kimi no Uso veio para marcar.

Personagens

Eu adorei as personagens e criei uma espécie de sinergia com elas, mas apesar disso tenho de ter em consideração que apesar de nós gostarmos delas e de elas terem personalidades diferentes, os seus modelos como personagem em si não são muito originais.

Kousei Arima: O protagonista masculino desta anime é um pianista prodígio admirado desde criança por toda a gente, parou de tocar devido ao trauma que ganhou depois da morte da sua mãe o que o incapacitou de ouvir as notas do piano. Normalmente não costumo apreciar muito os personagens do sexo masculino, pois costumam ser “sem sal” e pouco originais. Muitas vezes neste tipo de anime os protagonistas assumem o papel de “coitadinho”, nesta anime não foi excepção. Kousei mostrou-me, pelo menos a mim, uma aura mais sombria e mais tarde mais madura, que é mais do que um simples coitado. Essa aura diferente que Kousei me transmitiu fez com que gostasse dele e até mesmo sentisse pena por ele, o que é algo raro quando vejo outras animes do género.

Kaori Miyazono: Mais uma vez a grande estrela é a protagonista feminina. Esta violinista de espírito livre faz-nos andar a navegar em todas as nossas emoções. Tristeza, medo, alegria, simpatia, esta rapariga trás-nos um pouco de tudo ao longo da anime. Eu olho para a Kaori e vejo um bom exemplo de como devemos viver a vida. Uma personagem muito bem construída e aproveitada, uma protagonista excelente. Kaori é a peça perfeita para o puzzle que é esta anime porque realmente não haveria maneira de a completar se a protagonista estivesse construída de outra forma.

Depois temos personagens de suporte à história como Tsubaki a melhor amiga e amiga de infância de Kousei que olha por ele desde a morte da sua mãe e também o seu melhor amigo, o desportista e conquistador Watari. Ambos muito boas personagens, com importância no desenvolver do enredo.

Arte

O que posso dizer? Eu não consigo olhar para a arte de Shigatsu wa Kimi no Uso e arranjar, sequer, alguma coisa para mostrar e dizer que é má. Esta anime é uma delícia para os meus olhos, a arte é lindíssima. Shigatsu wa Kimi no Uso conta com uma variada paleta de cores claras e vibrantes que são muito bem utilizadas nas ocasiões certas e que exprimem exatamente o sentimento que anime pretende transmitir. O pastel é muito bonito e os cenários são bastante agradáveis de observar. O facto de usar muitas vezes cores de tons claros faz com que os nossos olhos fiquem mais relaxados o que é sempre algo bom quando se quer estar a acompanhar uma anime com o máximo das atenções (especialmente se quisermos notar na diferença que as cores vão tomando ao longo da história).

A animação por si também é excelente com bom uso da luminosidade e das animações do corpo humano ao tocar um instrumento. Dá para perceber através dos movimentos dos personagens o que eles estão a sentir, quase não precisamos de palavras, porque os movimentos (e a música) conseguem mostrar exatamente o que os personagens querem exprimir. Este é o ponto que todos os animadores tentam cumprir mas que muitos não conseguem, ou conseguem mas não tão intensamente como em Shigatsu wa Kimi no Uso.

Som

O que tem de estar bem num anime sobre música? Claramente, a música. E mais uma vez Shigatsu wa Kimi no Uso cumpre os requisitos para uma anime fantástica. Os efeitos sonoros estão muito bem utilizados e a banda sonora é bastante bonita e o som das performances feitas ao longo da anime são de grande qualidade (cheguei a dar por mim a ouvir as performances no Youtube de olhos fechados, só a apreciar a música). Grande trabalho dos atores de voz Natsuki HanaeRisa Taneda Ayane Sakura que deram vozes às personagens KouseiKaoriTsubaki respetivamente. As aberturas (Openings) e saídas (Endings) também foram das mais bonitas que me passaram pelos ouvidos nestas duas últimas temporadas, principalmente o segundo EndingOrange de Seven oops, lindíssima. Também se pode ver bem as diferenças emocionais entre a primeira e segunda parte, pois as primeiras aberturas e saídas são músicas mais mexidas e alegres e as segundas são mais calmas e emocionais.

Avaliação Final

Uma grande anime sem dúvida. Tinha espaço para crescer mais e se tornar mais numa obra de arte, os clichês, a previsibilidade, a lembrança excessiva do trauma de Kousei e as interrupções cómicas por vezes mal utilizadas impedem que esta anime seja uma masterpiece. Apesar disso tudo é uma anime com uma estrutura solida que nos apresenta uma vasta mesa de temáticas mas que não nos distrai da mensagem pretendida. Os pontos fortes são claramente a sua “aura” e a explosão visual e sonora que nos proporciona. Shigatsu wa Kimi no Uso é de qualquer das formas uma anime que se destaca e que qualquer um irá apreciar. Se é amante de romance, comédias-românticas e de música clássica, esta é definitivamente uma anime que tem de ver!

swknureview

Digam as vossas opiniões e o que acharam desta análise nos comentários ou na nossa página do facebook.

Anúncios

One thought on “Análise de Shigatsu wa Kimi no Uso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s