Análise da Temporada de Inverno 2015 (s/ sequelas)

Boas minna, a Temporada de Inverno terminou e o AniHome decidiu fazer um post sobre o que se passou desde Janeiro até Abril. Nota para informar que este post se baseia em opinião pessoal e que toda a gente é livre para comentar e dar as suas opiniões desde que estejam dentro dos limites respeitáveis. O post também será maioritariamente informativo e sem muitos detalhes sobre as animes para evitar o máximo de spoilers. Também a informar que esta é uma versão sem sequelas e que só falará das animes que começaram nesta temporada (animes como Shigatsu wa Kimi no Uso ou Nanatsu no Taizai não irão contar para este post). Vi o máximo de animes desta temporada que o tempo me permitiu e baseio-me nessas animes para este post, pois não vou poder julgar algo que não vi. De resto espero que apreciem e sintam-se em casa! 😉

Anime com melhor cenário: Death Parade

Não há como negar, para mim a anime desta temporada com os cenários mais bonitos foi sem dúvida Death Parade. Um bom trabalho da equipa de animação e de imagem que criou cenários muito bem desenhados e que conseguiu dar-lhes mais “vida”. Souberam conjugar bem a luz, contraste e cor de cada episódio consoante a temática que era apresentada. Também transmitia uma certa aura, de tal modo que eu gostaria que aquele lugar existisse de verdade para poder ir lá fazer uma visita.

Lugar de Honra: Rolling Girls.

Pode parecer estranho pôr Rolling Girls no lugar de honra mas eu pensei muito sobre qual anime deveria ficar com este lugar e vi que tinha mesmo de ser esta. Porquê esta minha decisão tão ousada? Simples: Os cenários não são detalhados, não demonstram nada em particular, mas são bonitos. São aguarelas lindíssimas, que apesar de não serem nada de detalhado não deixam de ser uma obra de arte e que condizem 100% com o estilo bem original da anime.

Anime com melhor design: Death Parade

Mais uma vez é Death Parade no topo, para além da arte, animação e cenários bonitos e bem construídos. O design das personagens também está bastante bom. Eu conto como design não só o desenho mas o “conteúdo” da personagem. Todas as personagens estão muito bem desenhadas e as suas personalidades igualmente bem construídas, principalmente Decim e Nona.

Lugar de Honra: Saekano.

O que Saekano tem para oferecer é um harém que contém quase todos os principais “tipos” femininos de personagem. Parece mais um harém cliché mas na verdade é feito de propósito como uma sátira, pois a temática da anime é o mundo otaku como se a própria vida das personagens fosse um jogo. As personagens são bons exemplos dos seus tipos (Utaha é yandere tsundere; Eriri é tsundere; Megumi é kuudere; por exemplo) e têm todas personalidades bem distintas com backstories que têm impacto na forma como elas agem.

Anime com melhor enredo: Death Parade

Death Parade aparece de novo como escolhido para “Anime com melhor…”. O mais importante de uma anime é sempre o seu enredo. A boa arte ou som são apenas bónus que tornam uma anime melhor. Sem falar muito para não dar spoilers, Death Parade é uma anime de intriga que nos levanta muitas perguntas ao inicio e que nos vai providenciando as respostas ao longo dos episódios, sem contar que a própria temática é interessante e então a anime nunca fica aborrecida. É um pouco episódica e a história principal é sempre contada nas entrelinhas até quase ao final da anime.

Lugar de Honra: Kantai Collection.

Sei que há muita gente que não apreciou KanColle e eu não fui um deles. Sim é verdade que nos dá aquela sensação de “falta aqui algo”, e é normal pois a anime não é um top. Mas nesta temporada para esta categoria acho que KanColle merece este lugar. A temática é original e tem as suas piadas que talvez apenas os amantes de história irão apanhar (ver o nosso artigo sobre a palavra “Poi”). O enredo em si está bem estruturado, bem delimitado e interessante o suficiente para querermos ver o próximo episódio.

A anime que mais me desiludiu: Shinmai Maou no Testament

A anime Shinmai Maou no Testament deveria chamar-se Shinmai Maou no CENSURA. Sem sombra de dúvidas que foi a maior desilusão desta temporada, um ecchi até com possibilidades de ser alguma coisa de jeito é pesadamente censurado da pior maneira que já vi. Estamos habituados à luz misteriosa ou às sombras zonais, que são sempre chatas, mas o facto é que esta censura não é apenas “chata”, pois consegue quebrar completamente a fluidez da anime. Uma anime para ver quando sair a versão em Blu-Ray.

A anime que mais me surpreendeu: Yurikuma Arashi

Yurikuma Arashi foi aquela anime que ao inicio os episódios pareciam que tinham 1 hora, era secante, não entendia o enredo e não me mantinha motivado para continuar a ver. Mas continuei e fico contente de ter continuado pois a anime tornou-se bem interessante e revelou ter um enredo bem complexo que me agarrou totalmente na segunda metade da série. Não selecionei esta anime para lugar de honra de enredo porque apesar da sua complexidade, a falta de interesse no inicio desmotiva o acompanhamento.

TOP 3 Anime de Inverno 2015

1. Death Parade

Não há como enganar, só poderia ser Death Parade a ocupar o primeiro lugar da nossa lista. Não é uma anime perfeita, poderia ter 24 episódios pois tinha potencial para ser muito, mas muito melhor. Com bom enredo, som e arte é assim mais um grande trabalho do estúdio da Madhouse como se esperava. Sem muito mais a dizer do que aquilo que já foi dito anteriormente.

2. Saekano

Achei Saekano uma boa anime pelo modo como as coisas foram organizadas. É uma sátira que brinca com o mundo otaku, retratando as vidas dos protagonistas como estes fossem personagens de um jogo, enquanto eles tentam criar um jogo. Mais um harém de comédia com um enredo simples mas com personagens divertidas que têm personalidades detalhadas, com bom som e uma arte bonita.

3. KanColle

Provavelmente a minha decisão mais ousada e muitos contestarão a minha escolha. De todas as animes que vi nesta temporada KanColle não foi certamente das animes que mais me deu prazer ao ver. Mas tento fazer o meu julgamento imparcial e KanColle vence pela temática, originalidade e enredo.

É um estilo de anime que não vemos muitas vezes e como já foi referido o enredo está bem estruturado e é até interessante. A arte também é bonita e a animação está também bem conseguida com todos os efeitos na água e efeitos de luz. Uma especial menção de parabéns para as seiyuus que trabalharam nesta anime (para perceberem do que falo vejam o nosso artigo).

Recomendados AniHome:

  • Assassination Classroom: (Ainda não terminou, mas promete ser das melhores da temporada.) Grupo de alunos que têm de assassinar o professor até ao final do ano.
  • Junketsu no Maria: Ecchi, Romance, Fantasia e História tudo conjugado com uma Arte bonita.
  • The IDOLM@STER: Cinderella Girls: Kawaiiness overload! Boa arte e animação.
  • Anime de Wakaru Shinryounaika: (Ainda no ar) Um ONA muito divertido que parecendo que não ainda nos ensina coisas interessantes.
  • Yurikuma Arashi: Enredo complexo e interessante (apartir da segunda metade) apesar de ter um ambiente completamente “estranho”. Sejam fortes para os primeiros episódios. E faz jus ao nome “Yuri”.

Nota: Para melhor Opening Ending da temporada estão selecionadas todas as animes que foram transmitidas neste espaço de tempo. Animes que são sequelas como Tokyo Ghoul ou Kuroko no Basket e animes que começaram em outras temporadas como Fairy Tail ou Nanatsu no Taizai também foram levadas em conta.

Melhor Opening da Temporada:

Flyers de Bradio;

Anime: Death Parade;

Melhor Ending da Temporada:

Orange de 7!!

Anime: Shigatsu wa Kimi no Uso

Não te esqueças de deixar as tuas opiniões! Podes fazê-lo nos comentários ou na nossa página do facebook!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s