Simply Talk: Páscoa no Japão

A Páscoa é uma data muito importante para a religião cristã, mas apesar disso quase toda a gente no Ocidente vê a Páscoa como uma altura para comer amêndoas e ovos de chocolate. Mas isso é a Páscoa que estamos habituados e nem todos os países celebram esta data.

Os Japoneses celebram a Páscoa?

Alguns. Ainda existem cerca de meio milhão de cristãos católicos japoneses a viver no Japão. E um igual número de cristãos não-católicos, o que faz cerca de 1 milhão de cristãos no Japão.

A Páscoa é uma data comemorada e reverenciada? Não há muito alarido sobre a Páscoa entre os japoneses, não é feriado, nem sequer é considerada uma data especial, então a resposta é não. É simplesmente uma data mais relembrada pelos cristãos.

Porque é que os Japoneses não têm Páscoa?

Existem várias razões pelas quais a Páscoa não ficou nos calendários japoneses. A principal razão é a religião. O cristianismo não faz parte das religiões oficiais do Japão e as datas da religião católica celebradas pelos japoneses são normalmente com fins comerciais, são datas comemorativas mas não pertencem à lista de feriados nacionais.

Outro grande fator a ter em conta é que as datas cristãs que já são celebradas (o Natal e o dia de S. Valentim) envolvem sempre oferecer presentes, normalmente chocolate ou derivados de chocolate, e então não fazia sentido ter mais uma data para oferecer ainda mais chocolates.

Talvez a maior razão, tirando a religião, é a época em que a Páscoa acontece. Em anime ou manga costumamos ver cenas alusivas ao Natal e ao dia dos namorados, mas nunca à Páscoa, apesar disso costumamos ver o costume do Hanami (admiração das flores) que é a tradição que os japoneses têm de ver as cerejeiras em flor.

O que o Hanami tem a ver com a Páscoa? Ora pois bem, é que acontecem na mesma altura do ano. As cerejeiras ficam floridas apenas durante uma semana a cada ano e é um costume muito forte e especial para os japoneses e juntar esta celebração com uma festividade de uma religião “forasteira”, realmente não faz muito sentido tendo também em conta o que já foi falado.

Apesar disso tudo há locais que fazem eventos para celebrar a Páscoa à moda Ocidental!

Tokyo Disney é exemplo de um deles pois costuma celebrar a Páscoa pondo as suas personagens com orelhinhas de coelho e fazendo uma espécie de “caça ao tesouro” com ovos de chocolate. Como a Tokyo Disney existem agora alguns locais a celebrar a Páscoa como mais uma data comercial, mas a maioria das pessoas não liga.

O AniHome deseja uma feliz Páscoa a todos os seus leitores!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s