Cantinho Cultural #5 – Origem do nome Tempura

No último post que fizemos aqui no Cantinho Cultural falámos sobre gastronomia e os pratos japoneses que têm a influência lusa. Hoje falamos mais uma vez de gastronomia mas desta vez sobre um prato específico, a tempura.

Para começar o que é a tempura?

Tempura é o nome do prato tradicional japonês que consiste em pedaços de vários vegetaise/ou de marisco envoltos num polme (mistura de farinha e água, igualmente utilizada para fazer pataniscas) muito fino e depois fritos em óleo fervente durante cerca de dois ou três minutos.

A origem deste prato.

Como já devem saber a tempura não é japonesa mas sim portuguesa. A sua origem provém da igreja católica mais especificamente da época antes da Páscoa chamada de quaresma em que os Jesuítas não podiam comer carnes vermelhas durante os quarenta dias antes da Páscoa.

Como só se podia comer pratos de peixe ou legumes criou-se a tempura. Como era constituída apenas por farinha, legumes e mariscos, esta alimentava a população e ao mesmo tempo evitava o consumo de carnes vermelhas podendo assim ser cumprido o período da quaresma sem se pecar.

A origem do nome Tempura.

São diversas as teorias para a origem do nome “tempura”. A mais aceite é que é a derivação da palavra portuguesa têmporas. Mas apenas isso não nos dá a origem do nome tempura e levanta-nos outra pergunta, porque os portugueses usavam essa palavra “têmporas”? A resposta está na própria etimologia dessa palavra que tem a sua origem na expressão religiosa “ad tempora quadragesimae”. Esta expressão referia-se ao período da quaresma, o mesmo período em que se consumia o tempura.

Apesar dessa ser a teoria mais provável, outras fontes indicam que a palavra tempura é a derivação da palavra tempero ou do verbo temperar. Apesar dos portugueses terem trazido vários temperos e outros produtos que se usam na preparação de comida tal como o óleo e o açúcar é pouco provável que o nome tenha pegado devido a isso.

A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses que habitavam a cidade de Nagasaki e que por pertencerem à ordem religiosa dos jesuítas tinham de cumprir o período da quaresma. O nome pegou provavelmente devido à coabitação entre os japoneses e esses missionários durante o século XVI.

Já agora, sabiam que a cidade de Nagasaki também foi fundada pelos portugueses? Falemos disso no próximo post.

Se gostaram deste nosso Cantinho Cultural não percam os próximos e subscrevam-se no nosso blogue ou então deixem o vosso Like na nossa página do facebook! Deixem as vossas opiniões nos comentários ou na nossa página! 😀

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s