Primeiras Impressões: Ranpo Kitan: Game of Laplace

reviewim

Ranpo Kitan: Game of Laplace [乱歩奇譚] é um anime de horror e mistério e que nos é apresentado de uma forma pouco usual. As temáticas deste anime fazem lembrar um mistura entre Corpse Party Danganronpa.

A história parece bem interessante e passa-se numa escola onde se passam vários casos de homicídio. Kobayashi, um rapaz que frequenta essa escola, encontra-se com um detective genial chamado Akechi, que vem para essa escola investigar. Kobayashi fica interessado em Akechi e voluntaria-se para ser o seu assistente.

fantasticoSHERLOCK HOLMES, ÉS TU?

Kobayashi é o protagonista deste anime e apesar da sua aparência (que falarei mais tarde) ele continua um badass. Não em termos de porte físico, ou por parecer “fixe” é exatamente pelo contrário, ele é tão simples que nós nunca estamos há espera que ele seja um génio detetive. Ele é muito observador e as suas associações baseadas em pequenos detalhes e decisões feitas por palpite já se provaram corretas. Este tipo de génios normalmente tem um problema psicológico qualquer e o mesmo se deve passar com este personagem, que o primeiro pensamento dele quando vê uma pessoa cortada em bocados é “agora o meu aborrecimento terminou”. Esse facto de ele poder ser um psicopata mesmo sem ter cometido nenhum crime torna o personagem bastante interessante e mantém o enredo sempre na expectativa.

“vamos jogar um jogo”

Essa foi uma das frases ditas por Akechi ao protagonista do anime. Por ser apenas o primeiro episódio eu poderei estar a fazer uma avaliação precipitada, mas eu penso que essa é uma frase não só dirigida a Kobayashi mas também ao publico que assiste ao anime. A temática é de horror e mistério e tudo funciona como um jogo para o personagem. O anime (parece-me pelo menos) que nos dá pistas, pistas essas que são disponibilizadas a Kobayashi. Nós termos acesso às mesmas pistas que o protagonista serve também para poder-mos concluir as nossas próprias teorias. Depois é só saber quem é o mais observador e ver se acabamos com a mesma opinião do protagonista. Gosto imenso deste estilo de jogo psicológico em que os homicidas jogam não só com os personagens mas também com a plateia.

OPENING

A banda sonora em geral é boa. Mas a abertura deste anime foi o que mais me marcou. Não só a música é excelente [“Speed to Masatsu (スピードと摩擦)” por amazarashi] mas combinada com aquele vídeo muito bem editado, a abertura demonstra bem os distúrbios dos diversos personagens com muito simbolismo em cada frame e consegue passar nesse minuto e meio de vídeo aquilo que podemos esperar do anime.

menos-bom“it’s a trap”

Este é o meu maior problema com este anime. O protagonista é fabuloso em termos de carácter mas o facto de parecer uma rapariga, movimentar-se como uma rapariga e até ter uma voz feminina é um grande “turn off” para mim. Penso (e espero) que seja tudo feito com um certo propósito. Visto que é um anime de mistério talvez o facto de o protagonista se assemelhar a uma rapariga poderá ser para futuros plot twist ou simplesmente será necessário para ele conseguir fazer uma certa missão. Se isso não acontecer, então deve ser simplesmente fetiche do staff do anime que é partilhado com o anime Assassination Classroom. Talvez só gostem de ter protagonistas trap.

avaliaçao

Para concluir penso que este seja um anime com grande potencial e com muito espaço para crescer e se tornar dos melhores da temporada. Para quem gosta de mistério, crime, um pouco de gore então este anime é indicado para você. É como estivéssemos a ver uma versão animada de Sherlock Holmes. Estou ansioso para o próximo episódio e para o desenrolar geral desta história.

Images © Ranpo Kitan: Game of Laplace Production Committee.

Se gostaram desta análise ou se quiserem dar as vossas opiniões e/ou sugestões façam-no nos comentários ou na nossa página do facebook. ^^

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s