Análise da Temporada de Primavera 2015

Boas minna, a Temporada de Inverno terminou e está na hora fazer uma publicação sobre o que se passou desde Abril até Julho. Nota do autor: Esta publicação baseia-se na opinião pessoal e que toda a gente é livre para comentar e dar as suas opiniões desde que estejam dentro dos limites respeitáveis. A publicação será maioritariamente informativa e sem muitos detalhes sobre os animes para evitar o máximo de spoilers. Vi o máximo de animes desta temporada que o tempo me permitiu e baseio-me nessas animes para este artigo, pois não vou poder julgar algo que não vi. De resto espero que apreciem e sintam-se em casa! 😉

Animes com melhor cenário

1º Lugar: Hibike! Euphonium [響け!ユーフォニアム]

Mais uma grande criação da Kyoto Animation a nível visual! Hibike! Euphonium conta com uma equipa que se dedicou completamente ao ambiente do anime resultando nestes magníficos cenários que podemos observar. Tudo é de excelente qualidade em Hibike! Euphonium: a banda sonora, as luzes, os movimentos tanto dos carros, água ou folhas das árvores. Foi este conjunto de coisas que formou o melhor cenário da Primavera 2015.

2º Lugar: Kekkai Sensen [血界戦線]

Para além do detalhe e da qualidade da arte em si o que deu o segundo lugar a Kekkai Sensen do estúdio Bones foi a ambiência do cenário. Kekkai Sensen transmite um sentimento que nos integra completamente no cenário. Os sons, movimentos e principalmente a quantidade variada de seres que enchem as ruas tornam o cenário de Kekkai Sensen o segundo melhor da lista do AniHome.

3º Lugar: Owari no Seraph [終わりのセラフ]

Owari no Seraph passa-se num cenário pós-apocalíptico onde apenas 1/10 da população humana sobrou. Como tal aconteceu precisávamos de um cenário obscuro, mas que não perdesse a sua luz e que tivesse um aspecto brusco. Esses padrões foram cumpridos pela Wit Studio que nos deixou uns cenários muito bonitos pintados a pastel.

Anime com melhor Produção Visual/ Animação

1º Lugar: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works

Acho é um lugar incontestável. A ufotable sempre criou autênticas obras de arte, quanto a animação e produção visual (exemplos podem ser Fate/Zero e Kara no Kyōkai) e Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works não é excepção.

2º Lugar: Hibike! Euphonium [響け!ユーフォニアム]

Não foram só os cenários que surpreenderam em Hibike! Euphonium. A Kyoto Animation fez um ótimo trabalho na produção visual deste anime. Já estávamos habituados a certos trabalhos de excelência visual da Kyoto Animation como HyoukaChuunibyou demo Koi ga Shitai!, mas na minha opinião, Hibike! Euphonium ultrapassa esses dois e conquista assim o segundo lugar.

3º Lugar: Shokugeki no Souma [食戟のソーマ]

(Ainda decorre)

“Nhami!” é o que nos fazem pensar as imagens de todos os alimentos que passam pelo nosso ecrã enquanto vemos Shokugeki no Souma. O trabalho da produção visual na composição das refeições é maravilhoso, quase que me fazem babar. A  J.C. Staff não se dedicou apenas aos alimentos, apesar de ser a jóia da coroa deste anime, a animação em geral é bastante fluída tendo em conta todos os movimentos que os personagens têm de efectuar.

Anime com melhores Personagens

1º Lugar: Shokugeki no Souma [食戟のソーマ]

(Ainda decorre)

Um dos fortes de Shokugeki no Souma é a sua variedade de personalidades. Normalmente as personagens dos animes são sempre genéricos em termos de personalidade (o facto de uma personagem ter uma personalidade genérica não faz dela má). Temos sempre a loli, a stundere, a certinha, etc. Shokugeki rompe essas barreiras trazendo uma nova fornada de personalidades únicas.

2º Lugar: Kekkai Sensen [血界戦線]

Mais uma palete de personagens originais. Cada personagem tem a sua personalidade característica e vê-los todos juntos tanto pode resultar numa festa como numa cena séria. Pontos para a espontaneidade dos personagens! Foi muito difícil escolher entre Kekkai Sensen Shokugeki no Souma. São ambos muito bons em termos de design de personagem.

3º Lugar: Ore Monogatari!! [俺物語!!]

(Ainda decorre)

O que faz um anime de romance não ficar aborrecido quando o romance em si se desenrola logo nos primeiros episódios? São os personagens.  Um anime do género de Ore Monogatari!! não se tornaria um sucesso simplesmente por causa da sua história. O importante aqui são os personagens, que neste caso estão muito bem construídos e que proporcionam ao anime grandes fatias de comédia.

Anime com melhor História

1º Lugar: Punchline [パンチライン]

Quero evitar spoilers sobre qualquer uma das histórias por isso vou tentar falar o mínimo possível. Punchline consegue o primeiro lugar incontestável na minha opinião. O anime conta com vários pontos de vista, plot twists e alguns mind fucks. Assemelha-se um pouco a Kill la Kill nesse aspecto e no final acabou por se mostrar um anime com a melhor história da temporada.

2º Lugar: Arslan Senki [アルスラーン戦記]

(Ainda decorre)

É de esperar que uma novel que já recebeu duas adaptações para mangá, uma OVA não terminada e agora um anime de 25 episódios tivesse uma história que valesse a pena. Arslan Senki é um pouco como um Fullmetal Alchemist mas na época medieval. O ambiente é criado através de várias situações e locais que existem na realidade e pode ver-se o paralelismo com a história da humanidade. Esses recursos são bem aproveitados para criar uma história bastante interessante.

3º Lugar: Yamada-kun to 7-nin no Majo [山田くんと7人の魔女]

Estive muito indeciso para o terceiro lugar entre Yamada-kun to 7-nin no Majo e Owari no Seraph, mas acabei por escolher o primeiro porque no final saiu um pouco do genérico de que eu estava à espera e a própria história das “bruxas” é engraçada. No final muitos dos clichés esperados realmente aconteceram mas a história, apesar disso, conseguiu manter-se interessante até ao episódio final.

A anime que mais me desiludiu

Plastic Memories [プラスティック・メモリーズ]

Dizer que foi o anime que mais me desiludiu não é o mesmo que dizer que é um anime mau. Foi difícil para mim escolher entre este anime e Arslan Senki, mas como o segundo ainda decorre dou o beneficio da dúvida.  Plastic Memories teve os seus momentos e começou bastante forte, dando demasiadas expectativas. Tem os meus parabéns por ter romance (que muitos dos animes de romance não chegam a ter) mas em mim não teve o impacto que era suposto ter e em vez de me fazer sentir “feels” naturalmente tive a sensação de que me tentaram impingi-los, o que tornou tudo mais forçado e menos natural.

A anime que mais me surpreendeu

Punchline [パンチライン]

Realmente este anime foi uma grande surpresa. No início mostra-se um anime diferente mas nada de especial. Tudo parecia aleatório, a história não tinha muito sentido e havia fan service desnecessário. Mas à medida que os episódios foram passando, a história tornou-se cada vez mais complexa e no final tudo fazia sentido. Com muitas surpresas pelo meio e com uma narrativa invulgar, Punchline, foi a maior surpresa desta temporada.

TOP 5 Anime de Primavera 2015

1. Kekkai Sensen [血界戦線

O balanço foi a chave deste anime. Boa arte, bom cenário e boa animação completado com uma história rica de momentos sérios, de comédia ou de tristeza e uma cidade cheia de personagens únicas.

2. Ore Monogatari!! [俺物語!!]

(Ainda decorre)

Fora do normal para os animes do género e com personagens fantásticos. O romance dá-se desde cedo e o anime fala realmente da relação entre os três protagonistas. Para além de ser um anime cheio de comédia este também tem momentos de seriedade e mostra-nos muitas vezes o valor da amizade.

3. Shokugeki no Souma [食戟のソーマ]

(Ainda decorre)

Quem não gosta de comida né? Brincando. Shokugeki no Souma veio para apimentar a temporada. Para além de nos trazer uma fornada de personagens únicos, este anime encontra-se bem temperado com muita comédia e ação. É um anime ecchi com uma bela animação e que nos mostra um desenvolvimento dos personagens bastante bom. Este anime surpreende-nos ao fatiar alguns clichés, pois o protagonista nem sempre leva a melhor. Estes são os ingredientes que tornam Shokugeki no Souma o terceiro melhor da temporada.

4. Punchline [パンチライン]

Tudo se passa dentro de Punchline! Armas bizarras, super poderes, fantasmas, viagens no tempo, mudança de corpos, muitas cores, etc. Mas tudo isto é o que torna este anime especial. Com uma boa animação e uma fantástica história a servir de argamassa para manter essas coisas tão dispersas todas juntas, Punchline acaba no quarto lugar para melhor anime da temporada.

5. Owari no Seraph [終わりのセラフ]

Owari no Seraph foi um anime que quando começou causou um grande impacto e que o marcou muito para o resto da temporada. Tem uma bela arte e uns belos cenários, uma história dentro do interessante, bons momentos de ação e grandes relações entre personagens. Este anime não desiludiu e continua a manter as expectativas para a segunda temporada.

Nota: Para melhor Opening Ending da temporada estão selecionadas todas as animes que foram transmitidas neste espaço de tempo.

Melhor Opening da Temporada

“Kuchizuke Diamond” de WEAVER;

Anime: Yamada-kun to 7-nin no Majo

Melhor Ending da Temporada

“Sugar Song to Bitter Step!!” de UNISON SQUARE GARDEN

Anime: Kekkai Sensen

Não te esqueças de deixar as tuas opiniões! Podes fazê-lo nos comentários ou na nossa página do facebook!

Anúncios

2 thoughts on “Análise da Temporada de Primavera 2015

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s