Primeiras Impressões: Himouto! Umaru-chan

reviewim

Himouto! Umaru-chan é um anime baseado no mangá do mesmo nome da autoria de Sankaku Head. É mais um Slice of Life de comédia em que o protagonista é um otaku preguiçoso.

O anime conta as peripécias da vida de Taihei e a sua irmã mais nova Umaru. Umaru é uma rapariga muito bonita e que é perfeita em tudo o que faz seja em desporto, artes ou nos estudos. Mas ela torna-se uma pessoa completamente diferente quando está longe dos olhares do público. Na verdade ela é uma otaku preguiçosa que não faz nada para além de jogar, ler mangá, ver anime e comer porcarias. Como o irmão mais velho se preocupa com este estilo de vida ele tenta corrigi-la mas ela acaba por fazer a vida dele num inferno, apesar disso ele continua a adorá-la.

fantasticoRELACIONÁVEL

Eu consigo realmente relacionar-me com este anime e de certeza que não serei o único. Este anime é relacionável a diversos pontos e é só escolher quais os que fazem mais sentido para nós. No meu caso, consigo relacionar-me com o ‘modo chibi‘ da protagonista. Aquela ânsia de chegar a casa e ir rapidamente ligar o computador para ver anime ou trabalhar, é quase um espelho de como me sinto. E não só consigo comparar comigo mesmo eu consigo relacionar vários aspetos da protagonista com as mais variadas pessoas. O facto de ser perfeita para toda a gente mas depois ser uma pessoa diferente quando está sozinha ou com as pessoas mais chegadas, o ficar em cima da TV enquanto se vê um filme às escuras, etc. Este fator é realmente importante porque cria uma ponte entre nós e a protagonista e nós, de uma maneira ou de outra, começamos a identificar-nos com ela.

24 minutos que parecem 5

Este anime é DIVERTIDO! Quando Himouto! Umaru-chan saiu eu realmente pensei que ia ser uma anime curta de cinco ou no máximo oito minutos (ainda por cima sendo um mangá de apenas doze páginas) mas fui surpreendido por este apresentar episódios de vinte e quatro minutos. A parte boa é que nós vemos estes vinte e quatro minutos e quando damos por ela o episódio já acabou. Isto acontece porque o anime é bastante divertido e nos entretém imenso com as várias histórias que são contadas durante o episódio. A minha mãe sempre me disse que o tempo passa mais rápido se nos tivermos a divertir.

diversificação artística

Diversificação artística que combina a 100% com a nossa protagonista. Quando a Umaru está no seu modo “público” em que ela é toda perfeita o anime apresenta este estilo mais moe com traços elegantes, linhas finas e cores mais suaves. Quando a Umaru fica no seu modo “natural” quando ela só quer ficar agarrada ao computador, a ler mangá ou a comer comida de plástico, ela transforma-se numa personagem chibi com traços arredondados e deselegantes e as cores da sua personagem ficam muito mais opacas. O moe dela representa uma arte trabalhada e mais cuidadosa e por isso é a arte do seu modo perfeito, o chibi é um estilo artístico sem muito detalhe, é mais exagerado e muito mais simples que representa o modo mais desleixado.

menos-bomPOSSIVELMENTE REPETITIVO

Para começar isto é só uma possibilidade. Eu não li o mangá por isso não sei como é o desenrolar da história e tudo o que tenho é o primeiro episódio deste anime. Himouto Umaru-chan não tem uma narrativa linear, não há um enredo que se segue para chegar a um determinado climax ou objetivo (típico Slice of Life). O episódio organiza-se de forma a contar várias histórias no mesmo episódio, a diferença é que costumamos ter Slice of Life escolar e há sempre o episódio da praia, o episódio de ir à piscina, o episódio em que alguém vai embora, o episódio em que vão todos a casa de um amigo, o episódio de natal, etc. Mas isso acontece porque os personagens são estudantes normais (falo isto tudo de modo generalizado), como a nossa protagonista é uma geek que só quer estar em casa, não sei o quão variado vai ser o anime, principalmente com várias histórias no mesmo episódio.

AvaliaçãoA minha ‘primeira impressão’ de Himouto! Umaru-chan é que este anime é um dos mais divertidos da temporada. Está muito bem pensado e pega em situações que nos são familiares e é basicamente como estivessem a pegar numa parte do meu quotidiano e fizessem um anime sobre ele. A protagonista é excelente, a arte é bonita e apesar de ser um Slice of Life que se poderá tornar repetitivo, eu não me importo desde que mantenha este nível de divertimento. Para mim é um dos melhores animes da temporada até agora e espero que continue a entreter-me da mesma maneira que o fez com o primeiro episódio.

Images © SankakuHead| Young Jump, Himouto! Umaru-chan Production Committee.

Deixe uma Resposta

