TOP 10 Animes de Verão 2015

Boas pessoal, a Temporada de Verão já terminou e está na hora fazer mais uma publicação sobre os melhores animes que passaram nesta temporada. Nota do autor: Esta publicação baseia-se na opinião pessoal e toda a gente é livre para comentar e dar as suas opiniões desde que estejam dentro dos limites respeitáveis. A publicação será maioritariamente informativa e sem muitos detalhes sobre os animes para evitar o máximo de spoilers. Vi o máximo de animes desta temporada que o tempo me permitiu e baseio-me nessas animes para este artigo, pois não vou poder julgar algo que não vi. De resto espero que apreciem e sintam-se em casa! 😉

Animes com melhor cenário:

1º Lugar: Non Non Biyori Repeat [ のんのんびより りぴーと]

Non Non Biyori continua o legado da primeira temporada da série presenteando-nos com um vasto número de paisagens que nos mostram a beleza do Japão rural. O tema leve do anime já é o bastante para nos relaxar mas em conjunto com estes magníficos cenários, pintados cuidadosamente, o ambiente torna o anime ainda mais calmo e mais belo de olhar. Isto vale para o primeiro lugar da categoria de melhor cenário.

2º Lugar: Charlotte [シャーロット]

Em Charlotte muita coisa foi fantástica e os cenários não foram exceção, também menos não podíamos esperar do staff que participou em animes como Angel Beats. As paisagens são lindas e cuidadosamente tratadas, tanto a nível de desenho como de animação. E nos episódios finais ainda podemos reforçar essa ideia com a quantidade variada de cenários que nos são apresentados.

3º Lugar: Rokka no Yuusha [六花の勇者]

Rokka no Yuusha surge-nos num ambiente pouco habitual para aquilo que é o mundo do anime. São poucas as animações que nos apresentam um cenário baseado na américa pré-colonial (neste caso específico, baseado nos Maias, Incas e Aztecas). Este anime mostra-nos diferentes cenários de selva e descampados muito belos e com uma boa utilização das cores, isto somado ao facto de ser uma visão ‘exótica’ e diferente do habitual.

Anime com melhor Produção Visual/ Animação

1º Lugar: Akagami no Shirayuki-hime [赤髪の白雪姫]

Esta é uma secção que acaba sempre por ser bastante difícil de avaliar, e fica cada vez pior com o passar dos anos. Akagami no Shirayuki-hime destacou-se porque realmente tem uma animação fantástica e uma arte bastante agradável. Para um anime com uma natureza bastante calma e relaxante, Akagami esmera-se pela sua atenção ao detalhe e também pelas poucas cenas de ação que possui. De uma forma geral os movimentos de todos os personagens são bastante fluidos e naturais. Este é o tipo de animação que é esperado nos animes de ação e que estes não o têm.

2º Lugar: Working!!! [ワーキング!!!]

Working!!! Não podia deixar de estar nesta lista. Não há muito a dizer sobre a produção visual deste anime. É simplesmente fantástico (tal como as temporadas anteriores), o traço é muito bonito e as animações são muito fluidas e detalhadas. Funciona quase como um Fate/Stay Night: UBW dos animes Slice of Life. Para mim é um dos melhores trabalhos da A-1 Pictures a nível de visual.

3º Lugar: Prison School [監獄学園〈プリズンスクール〉]

Prison School não tem apenas uma excelente animação mas também uma grande estilo de arte (ou deverei dizer artes?). Prison School ganha nesta categoria pela sua variedade artística que vai desde o tradicional e mais normal da série até aquele estilo de arte mais ‘realístico’, com linhas mais grossas e um uso de cores mais carregadas. Não é só o facto de ter muitos estilos de traço que fazem Prison School uma boa produção visual é o excelente uso desses diferentes traços que a produção consegue aproveitar ao máximo.

Anime com melhores Personagens

1º Lugar: Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai [下ネタという概念が存在しない退屈な世界]

Em Shimoneta os personagens não são apenas divertidos, bem desenhados e interessantes mas são completamente originais. Soube tão bem levar com este estalo de originalidade (em que Shimoneta não foi o único anime a dar) para fugir à tendência da maioria dos animes a ter sempre o mesmo tipo de personagens e a usarem sempre uma quantidade enorme de “deres”. É verdade que falta character development neste anime mas para o seu género isso é algo irrelevante.

2º Lugar: Himouto! Umaru-chan [干物妹!うまるちゃん]

Himouto! Umaru-chan ganha a segunda posição (principalmente) devido à sua protagonista, Umaru. Umaru é uma personagem bi-facetada, tem uma cara pública e outra que usa em casa só na companhia do seu irmão mais velho. E essas duas caras da protagonista são completamente opostas e ambas são muito engraçadas. Somando a Umaru existem mais uma variedade de personalidades interessantes desde os amigos de Umaru aos seus ‘inimigos’.

3º Lugar: Prison School [監獄学園〈プリズンスクール〉]

Claro que não podia faltar nesta lista Prison School. Este é um anime em que existe uma mistura entre personagens completamente “normais” e sem nenhuma característica específica que os distinga (por exemplo o protagonista Kiyoshi) e outros com uma presença bastante marcante, seja a nível de personalidade (Hana) ou a nível físico (Andre). Este mix de personagens está muito natural e mesmo os personagens mais simples conseguem ser os mais importantes da série.

Anime com melhor História

1º Lugar: Charlotte [シャーロット]

Sinceramente eu desde o início da temporada que achei que Charlotte iria ter uma das melhores histórias. Era o mínimo que se podia esperar do staff que produziu Angel Beats. Charlotte acabou por não ser tão bom como Angel Beats (nem eu o esperaria, se fosse, seria uma surpresa agradável) mas mesmo assim proporciona-nos um enredo bastante interessante e complexo.

2º Lugar: Akagami no Shirayuki-hime [赤髪の白雪姫]

Akagami no Shirayuki-hime é um anime de romance bastante completo e que transmite uma aura imensamente relaxante, o que torna o anime fácil e agradável de ver. A história segue uma linha contínua e bastante simples mas bastante completa e essa simplicidade do desenvolvimento dos acontecimentos fazem com que as relações entre os personagens sejam mais fluídas e naturais.

3º Lugar: Ranpo Kitan: Game of Laplace [乱歩奇譚 Game of Laplace]

Mistérios são sempre interessantes de ver porque geralmente têm uma estrutura complexa e que nos obriga a pensar no final e Ranpo Kitan: Game of Laplace faz o mesmo. Este anime é uma espécie de Sherlock Holmes da sociedade contemporânea. O anime é episódico apesar de haver um enredo que se passa num grande plano. Esta série conta com muitas personagens interessantes em que os passados contam e como tudo é propício a mudar de um momento para o outro, nós nunca sabemos o que esperar no final de cada episódio.

A anime que mais me desiludiu

Gangsta. [ギャングスタ ]

Tenho de reforçar o facto de que um anime apesar de me ter desiludido não significa que seja um mau anime e que não mereça ser visto. Gangsta. desiludiu-me porque começou muito forte e à medida que foi avançando foi perdendo o interesse e no final acabou por não responder às minhas expetativas. E agora menos expetativas terei sobre eles se redimirem com uma segunda temporada pois o estúdio encarregado de produzir este anime, a Manglobe, abriu falência.

A anime que mais me surpreendeu

Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai [下ネタという概念が存在しない退屈な世界]

Shimoneta foi uma grande e agradável surpresa. Para começar é a prova de que aquele estereótipo de “os animes com nomes muito compridos não valem a pena de serem assistidos” é completamente errado. Shimoneta tem um título incrivelmente grande e é um anime excelente. Esse assunto de parte, este anime é uma brisa fresca de originalidade e é um anime com um tipo de comédia muito comum na vida real e isso facilita a aderência à série.

TOP 10 Animes de Verão 2015

1º Charlotte [シャーロット]

Sem dúvida é a minha escolha para o primeiro lugar desta lista. Charlotte tem uma história belíssima e complexa que vai evoluindo à medida que o anime vai avançando, a produção visual é muito boa e a forma como os personagens se vão desenvolvendo e interagem uns com os outros é excelente. O resto só vendo para perceber.

2º Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai [下ネタという概念が存在しない退屈な世界]

Um orgulhoso segundo lugar na minha opinião. Este foi daqueles animes que foi muito adorado por muitos e muito odiado por outros tantos, eu sou daqueles que amou o anime. Shimoneta sobe alto neste TOP não só devido à natureza da sua comédia pouco habitual em anime mas também devido ao facto da sua temática original, personagens diferentes do que estamos habituados e à sua própria história que é interessante.

3º Akagami no Shirayuki-hime [赤髪の白雪姫]

No início deste romance existem muitos paralelismos com a história bastante conhecida da Branca de Neve (até mesmo o nome da protagonista: “Shirayuki” significa literalmente “Branca de Neve”). Esses paralelismos são muito bem utilizados porque Akagami no Shirayuki-hime é de facto um conto de fadas, parece uma história Disney só que produzida pela Bones. É uma história muito elegante e relaxante e que vai crescendo cada vez mais para se tornar um belo romance, muito bem construído e natural.

4º Himouto! Umaru-chan [干物妹!うまるちゃん]

Himouto! Umaru-chan é um anime de comédia e slice of life com uma protagonista peculiar. O anime é bastante engraçado e muito alegre e todos os episódios são cheios de animação. O tema não é original mas os personagens fazem com que pareça. Tem uma animação com um estilo virado para o moe bastante bem feita. As vozes são fantásticas (não me canso de ouvir o Onii-chan da Umaru) e é um anime com situações bastante comuns para nós (pessoas que gostam de ver anime, ler mangá e jogar) e isso torna com que seja fácil de nos identificar-mos com o anime.

Gakkougurashi [がっこうぐらし!]

Gakkougurashi começa como mais um moe slice of life mas acaba por se tornar algo completamente diferente. Não quero dar nenhum spoiler e por isso não me vou demorar em detalhes sobre a história e afins. Este é um anime que tem um enredo que nos vai dando pistas e que mais tarde é que ficamos a perceber certas coisas. Os episódios estão cheios de implicações, plot twists e momentos em que não sabemos bem o que pensar. Tenho a dizer que Gakkougurashi tem um ‘primeiro episódio’ absolutamente excelente e acho que foi um dos melhores e mais impactantes “primeiros episódios” que eu já vi.

Non Non Biyori Repeat [のんのんびより りぴーと]

A segunda temporada de Non Non Biyori é mesmo um ‘Repeat’ e ainda bem! Non Non Biyori Repeat traz mais do mesmo e de outra maneira nós não íamos querer. É um fantástico Slice of Life com uma excelente produção, divertidas personagens e com um tema muito leve e relaxante. É um anime que podemos ver sempre que estivermos cansados, ansiosos ou tristes que no final de cada episódio vamos estar completamente descansados e bem-dispostos, seja simplesmente pela música calma e paisagens magníficas daquele que é o Japão rural ou mesmo pelas situações e personalidades das personagens.

Working!!! [ワーキング!!!]

Working!!!, a terceira temporada de Working, é certamente a melhor temporada da série. Sempre gostei de Working fosse pela sua arte, comédia e personagens, mas esta temporada tem uma coisa essencial que faltou às duas temporadas anteriores: progresso. Sim sempre foi divertido e nunca me cansei de ver esta série mas é aborrecido um anime que nos faz criar tantos ‘ships’ e nunca os lançar ao mar. Mas nesta terceira temporada há progresso e juntando esse fator aos que a série já tinha: boas personagens, maravilhosa produção visual e comédia, este é certamente um dos melhores animes da temporada.

Joukamachi no Dandelion [城下町のダンデライオン]

Joukamachi no Dandelion é uma espécie de Big Brother com a família real. Pode não parecer nada de especial apenas pela sinopse mas quando começamos a ver não nos conseguimos cansar. Este é um Slice of Life com vários episódios da família Sakurada que tem vários filhos e então estes fazem diversas coisas para ver quem ganha mais votos nas próximas eleições para o lugar de rei. Os pontos fortes deste anime são a variedade de personagens (todas únicas entre si), a animação e a comédia simples e inocente.

Prison School [監獄学園〈プリズンスクール〉]

Prison School é um anime delicado para a comunidade pois vai depender muito de quem a vê. Existe quem adore este anime e quem o abomine e é compreensível. Como esta é uma lista com base na minha opinião, eu devo dizer que gostei imenso do anime. Apesar do fan service excessivo e do ecchi que quase passa a fronteira para o hentai este é realmente um anime com uma certa complexidade no seu enredo. É um anime que tem uma história cheia de esquemas muito bem pensados e alguns momentos de tensão, também tem uma comédia bastante capaz de nos faz rir à gargalhada e uma arte excelente e variada (e que também muitas vezes ajuda nas situações cómicas), a animação também não é algo a deixar de parte.

10º Overlord [オーバーロード]

Overlord é mais um anime em que o protagonista fica preso dentro de um jogo. Ou não será bem assim? Oh well… De qualquer forma este é um anime fantástico em que o nosso protagonista vai para um mundo alternativo baseado no MMO que jogava com os seus companheiros e então decide explorar esse mundo, procurar os seus companheiros perdidos e dominá-lo, de certa forma. Overlord tem uma história bem construída e proporciona-nos belos momentos de comédia e ação, boa arte, boa banda sonora, personagens diferentes e interessantes e um protagonista muito bem criado e com uma certa dupla personalidade (a dele ‘humana’ e a que ele utiliza para personificar a sua personagem).

Nota: Para melhor Opening Ending da temporada estão selecionadas todas as animes que foram transmitidas neste espaço de tempo.

Melhor Opening da Temporada

“Kakushinteki☆Metamaruphose!” de Aimi Tanaka (Seiyuu de Umaru);

Anime: Himouto! Umaru-chan

Melhor Ending da Temporada

Mikazuki” de Sayuri

Anime: Ranpo Kitan: Game of Laplace

HM: “Inner Urge” de Sumire Uesaka; Anime: Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai

– Gostaste do artigo? Compartilha com os amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página no Facebook: AniHome

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s