Shiki – Análise

reviewimshiki

O Halloween passou à pouco tempo e por isso foi altura de rever um anime que (para mim) é um dos clássicos da categoria horror.

Uma epidemia feroz transforma o verão quente em uma temporada de sangue e terror. Um jovem médico chamado Toshio Ozaki começa a duvidar da natureza da doença e trata de descobrir a verdade. Shiki narra o conto trágico de sobrevivência de um mundo onde não se pode facilmente distinguir entre o bem e o mal. Shiki, é adaptado do romance de horror escrito por Fuyumi Ono, e vai além da história típica de vampiros. Shiki explora a fronteira que separa o homem de monstro.

fantasticoShikiAni2AMBIENTE

O ambiente num anime que se coloca no género de horror é sempre importante. Não só porque define a sua subcategoria dentro do género mas também porque nos faz libertar uma data de sentimentos como tensão, pânico, medo, etc. Shiki apresenta um ambiente bem cuidado tanto a nível de imagem, usando tons escuros e iluminação suficiente para dar um aspecto mais gloomy, como a nível da sua banda sonora, que é brilhante e sem dúvida um dos pontos mais fortes deste anime. É preciso dizer que o ambiente em Shiki não é um ambiente muito pesado com o propósito de causar medo ou sustos. É um ambiente melancólico e por vezes creepy que cria o cenário perfeito para o desenvolvimento do anime. Apesar disso vê-lo durante a noite pode causar vários olhares para trás, janelas e debaixo da cama.

ShikiAni3QUEM SÃO REALMENTE OS MONSTROS?

Sem dúvida o ponto mais forte de Shiki é o facto de nos fazer refletir sobre vários conceitos morais como o que é a bondade? o que é ser cruel? Os fins justificam os meios? Também há um grande carga de importância sobre as relações interpessoais. Shiki é ótimo a fazer-nos pensar e re-pensar sobre esses temas à medida que observamos a evolução de todos os personagens ao longo do anime. No final pensamos quem são, realmente, os monstros? Ou se ninguém é porque tudo o que fazem é pela sua própria sobrevivência. Os specials proporcionam uma ótima visão deste pensamento e é recomendado que se vejam.

menos-bomShikiAni4ARTE

A arte em Shiki é em geral mediana. Mas existem certos pontos da arte que são fantásticos e outros que são simplesmente horrendos. A equipa técnica deu uma grande atenção às cenas mais importantes do anime tanto a nível de design como de animação mas depois escorregam nas cenas com menos destaque. Uma das coisas que não apreciei em Shiki foi o design de personagens e odiei os cabelos em especial (relembro que isto é simplesmente opinião pessoal). Mas umas das marcas artísticas de Shiki são os olhos. Adorei o design dos olhos que são originais, com personalidade e que estão perfeitamente desenhados para a categoria de anime onde Shiki se insere.

ShikiAni5FALTA DE AFEIÇÃO

Para muitos este não é um problema. E eu até compreendo o motivo de isso não ser problema: é porque o enredo do anime é feito de modo a que não ganhemos afeição a nenhum dos lados ou a alguém em especial. Mesmo este não sendo um anime de ação, normalmente há sempre uma personagem ou um grupo de personagens pelas quais eu estou a “torcer”. Isso não acontece em Shiki porque não ganhamos afeição a ninguém a particular. Chegamos a um ponto que já não queremos que aconteça uma coisa em particular, só queremos saber como irá terminar. Apesar disso certas personagens como Megumi Shimizu e Sunako Kirishiki conseguem com que o público se preocupe com o futuro delas.

PésssimoShikiAni6PACING

O desenvolvimento da história é tãooooooooooooo lento. Principalmente nos primeiros episódios. Isto acontece porque o anime mostra-nos os pontos de vista de cada personagem em cada episódio e as suas visões sobre a questão que assombra a aldeia: o que é que está a acontecer? O problema é que nós (pessoas que estamos a ver o anime) conseguimos descobrir logo no primeiro ou segundo episódio o que se está a passar e o anime continua a trabalhar nesse mistério inexistente durante cinco ou mais episódios. Isso pode tornar o início de Shiki aborrecido porque aquilo que nós descobrimos desde o primeiro episódio leva cerca de cinco episódio para os personagens ponderarem sequer a opção.

AvaliaçãoShikiAni Shiki é o anime perfeito para quem quer ter uma visão sobre as grandes questões morais da humanidade. É um anime com um desenvolvimento lento mas que compensa a espera pois é bastante interessante. Não é um anime com base em cenas de ação. Não é o típico anime em que vampiros lutam com humanos ou onde existem seitas de caçadores de vampiros. É apesar de tudo um anime muito humano e muito bem feito no que toca a esse tema.

Tem muitos altos e baixos quanto à animação mas conta com um ótimo ambiente melancólico e por vezes creepy, submerso em tons escuros e linhas grosseiras; e conta também com uma banda sonora fantástica. Para mim, este é um dos clássicos do horror tanto pelo seu estilo de arte característico como pela sua história e temas profundos.

reviewfin

MyAnimeList: Shiki

– Gostaste do artigo? Compartilha com os amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página no Facebook: AniHome

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s