Top wo Nerae! Gunbuster – Análise

reviewimgb

Para quem gosta de Meccha e Ficção Científica este é um dos animes que é obrigatório ter na sua lista. Top wo Nerae! Gunbuster (ou Aim for the Top! Gunbuster em inglês) é um clássico representante do seu género. Foi a estreia de Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion) como diretor e esteve no ar de 1988 a 1989.

3023

Sinopse: Num futuro próximo é descoberta uma raça de alienígenas enormes que viajam pela Galáxia. Esses aliens parecem estar dedicados à erradicação da humanidade, que acabou de dar os primeiros passos para fora do Sistema Solar. Os aliens aproximam-se cada vez mais do planeta Terra e a humanidade tem respondido através do desenvolvimento de naves espaciais de guerra e robôs de combate. Esses robôs são pilotados por jovens talentos recrutados a partir de escolas de formação de todo o mundo.


Genérico de Gunbuster: “Active Heart” de Noriko Sakai:

fantastico

ANIMAÇÃO

Quando vemos um anime com quase trinta anos e vemos uma animação melhor do que em muitos dos animes que saíram desde essa época até agora, isso quer dizer qualquer coisa. Gunbuster foi produzido pela GAINAX (produtora que mais tarde produziu Gurren Lagann) e que tomou muita atenção ao detalhe, tanto a nível de desenho como da própria animação. Gunbuster foi pioneiro na utilização de muitos elementos que hoje em dia fazem parte do quotidiano da animação japonesa. O exemplo mais conhecido é a implementação das “boob physics“, a animação do movimento dos peitos, que a GAINAX estreou com Gunbuster e que hoje em dia vemos em praticamente todas as séries (e muitas vezes exageradamente). Mas o facto de haver essa atenção pelo detalhe do movimento de cada objecto faz com que a animação pareça muito mais natural e fluida.

gunbuster_noriko_kazumi_argue


BANDA SONORA

A banda sonora é fantástica. Existem algumas músicas que nós conseguimos identificar logo que o anime é dos anos 80. Mas Gunbuster conta também com uma vasta lista de música intemporal que está bastante composta tanto para cenas de ação com as batalhas e explosões a acontecerem como para melhorar o ambiente de forma a preparar-nos para uma feels trip. Este último caso fica bem explícito nos momentos finais do anime em que a música tem um impacto tão grande que cada vez que a ouço não consigo deixar de me sentir emocionado.


LÓGICA POR DETRÁS DA FANTASIA

Gunbuster satisfaz os sonhos de qualquer viciado em ficção científica devido às ideias que mostra na tecnologia humana do século XXI. Porque é que Gunbuster é um grande representante do seu género? Porque a realidade do anime é realmente, plausível. E se isso é uma coisa fantástica para nós agora, então à trinta anos atrás seria ainda mais fenomenal. Em Gunbuster ciência “a sério” é aplicada de forma a que a tecnologia faça sentido. Claro que a ciência usada está desatualizada quanto ao conhecimento atual, mas mesmo assim muitas coisas continuam a fazer sentido. São esses pequenos detalhes nas tecnologias que eles usam (como os lasers serem disparados através de lentes) e nas ideias utilizadas (como a relatividade temporal) que tornam este um grande anime de Sci-Fi.

20072-620x-Gunbuster.png

Existem coisas que realmente à primeira vista parecem não ter sentido mas tudo acaba por ter uma explicação (menos o gritar os ataques do robô como se fossem um Super Saiyan, para isso não tenho explicação). Por exemplo, o que a grande maioria das pessoas comenta que não faz sentido é o facto de os estudantes fazerem condição física (abdominais, flexões, corrida, etc) dentro dos robôs de combate, visto que são robôs não precisam de condição física. Eles não o fazem para os robôs ficarem mais fortes ou ganharem resistência, fazem-no simplesmente para se adaptarem a todo o tipo de movimentos para no futuro conseguirem controlar melhor e mais naturalmente o seu veículo.

gunbuster4


REGRESSO AO FUTURO

Tal como no filme Regresso ao Futuro (1985) este é um anime que é fantástico de ver em qualquer época. Para quem viu o anime quando saiu pela primeira vez, este foi fantástico pelas ideias novas que apresentou e fez a sua audiência sonhar com o futuro. Quem vê o anime atualmente consegue perceber o que os japoneses (e o Mundo em geral) dos anos 80 pensavam que ia ser o futuro e é sempre engraçado comparar-mos a ideia com a realidade (porque o primeiro evento importante do anime passa-se exatamente em 2015). Apesar da ciência estar, em algumas coisas, desatualizada o anime não nos deixa de surpreender. Gunbuster utiliza certos elementos como a relatividade temporal, por exemplo, que são elementos utilizados nos filmes de ficção de hoje em dia como no caso do grande sucesso Interstellar (2014).

vlcsnap-5098215


menos-bom

DID I JUST SEE A NIPPLE?

Este anime não é nenhum ecchi, não contém pornografia nem conteúdo erótico. Conta antes com cenas completamente naturais, como banhos em que as personagens são representadas com os seus peitos a nu. Atualmente estamos habituados a uma censura muito nítida (a não ser que esperemos pelo Blu-Ray (͡° ͜ʖ ͡°)) mas percebemos que nos anos 80 os japoneses não estavam preocupados em censurar algo que é natural para toda a gente. Para mim isto faz sentido visto que a situação é do quotidiano e a cena não é apresentada com o intuito de provocar nenhum tipo de estimulação. Isto é uma contra-partida do anime porque pode apanhar o espectador desprevenido se este estiver acompanhado e aquele momento em que se estava a ver o anime com satisfação torna-se num momento de embaraço.

GunbusterAni3


JÁ TERMINOU?

Gunbuster conta com seis episódios de trinta minutos. O facto de ser tão curto faz com que a progressão do enredo seja desequilibrada. Basicamente, não deixa espaço para um melhor desenvolvimento porque simplesmente não há tempo para isso. O anime pode ser dividida em duas partes com pacings claramente distintos: a primeira parte (os primeiros três episódios) conta com um pacing mais lento com objetivo de nos fazer compreender as tecnologias usadas e também para conhecer-mos os personagens; a segunda parte (últimos três episódios) são muito mais acelerados e saltam certas coisas que poderiam e deveriam ser aprofundadas.

Por causa do anime ser tão curto, o próprio desenvolvimento de alguns personagens secundários fica apenas de segunda qualidade. Também não deixam tempo para o drama se desenvolver como deve ser. Isso faz com que nós, algumas vezes, não sintamos aqueles feels que o anime supostamente nos quer transmitir.

11948_gunbuster


AvaliaçãogunbusterAni1

Gunbuster acaba por ser o clássico dos clássicos de Meccha e Sci-Fi. É o avô de Gurren Lagann (ambos produzidos pela GAINAX) e é o irmão mais velho de Neon Genesis Evangelion (ambos dirigidos por Hideaki Anno), para quem gosta do género este é um anime obrigatório. Mas não é restrito apenas ao público do género mas ao público geral. Gunbuster é um excelente anime dirigido a toda a gente e que vale a pena ver seja qual for o nosso género predileto. Para além de uma fantástica animação e de uma maravilhosa banda sonora, Gunbuster é bastante emocional e ambicioso. Sim, existem muitas conveniências que ajudam a história, mas em geral é uma história cheia de ação, coragem, determinação e amizade e as personagens contam com um forte protagonismo. Para além de nos dar a ideia da vastidão do espaço, o anime enche-nos a cabeça com suposições e teorias científicas e termina em grande com um final bastante emotivo. Em geral este anime é quase uma obra prima caso não fosse tão curto e consequentemente “apressado”.

reviewfingun

MyAnimeList: Top wo Nerae! Gunbuster

– Gostaste do artigo? Compartilha com os teus amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página do Facebook: AniHome

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s