Primeiras Impressões: Musaigen no Phantom World

MnPW

Musaigen no Phantom World (ou Myriad Colors Phantom World) é uma adaptação de uma light novel do mesmo nome publicada em 2013, após ganhar uma menção honrosa no 4º concurso de light novels promovido pelo estúdio Kyoto Animation, tendo no mesmo ano sido lançado em formato mangá (ainda a decorrer).

Em foco temos um futuro não muito distante, onde humanos possuem capacidades especiais e são capazes de percepcionar eventos paranormais denominados “phantoms” (ou “fantasmas”), Haruhiko Ichijou faz parte do “phantom-hunter club”, eliminando eventos que possam prejudicar a sociedade.

Genérico de Musaigen no Phantom World

“Naked Dive” de SCREEN mode

Encerramento de Musaigen no Phantom World

“Junshin Always” de Azusa Tadokoro

fantasticoScreenshot_9 ANIMAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGEM

Visualmente, Phantom World segue os seus antecessores estando, tecnicamente, bastante acima da maior parte dos animes. A cor e a luz são utilizados para criar aqueles momentos “kyoani” a que já estamos habituados.

As personagens têm designs relativamente simples e genéricos, mas a fluidez com que se movem e o leque de emoções que conseguem expressar é notável.

O campo técnico é onde Musaigen no Phantom World brilha.

1310165709379566513Um anime bem animado é mais agradável de se ver, mas há que ter mais factores em consideração quando se cria uma história.

Myraid-Screen-4-640x380GUIÃO E (IN)COERÊNCIA DE TOM

Vendo os previews (vídeos promocionais), lançandos perto do natal, o que se esperava de uma série como esta seria algo como o que já tinha sido feito há uns anos em Kyoukai no Kanata: ação, slice of life e moeblob -a receita que o estúdio tem vindo a consolidar, assim como o seu aspecto caraterístico-.

Os momentos iniciais, em que se discute a importância de diferentes perspectivas na percepção do mundo que nos rodeia, podem levar a audiência a pensar que este tema será abordado como parte das personagens ou da história. O enredo assume então a sua faceta slice of life/highschool moe, com a introdução do resto dos personagens (nenhuma das quais particularmente marcante por bons motivos), nunca mais retornando ao tom filosófico que tinha inicialmente.

Esta bipolaridade é constante ao longo do resto do episódio, oscilando entre light hearted e genérico para depois apresentar cenas sinistras caracterizando os “fantasmas” como entidades obscuras durante uns quantos minutos e depois voltar a ter um tom super alegre e descontraído.

tumblr_nzkykjWpgk1u1e5jeo1_500O setting ainda foi pouco desenvolvido, contudo factores como os “fantasmas” não serem potencialmente agressivos, mas serem eliminados de qualquer forma pelos estudantes; o personagem principal ter como mascote um “fantasma” sem qualquer outra explicação que não o facto de este “ser bom”; e a origem duvidosa dos poderes de Mai Kawakami faz-me questionar o quão seriamente este anime quer ser levado.

Além disto, quando é necessário expor algo relativo ao funcionamento do mundo criado, a (falta de) criatividade com que é feito resume-se à introdução de uma personagem nova, ignorante do meio ambiente (neste caso, a escola) como desculpa para a explicação.

Screenshot_1.png
“É de conhecimento geral, mas vou explicar na mesma.”

Avaliação

Apesar das minhas baixas expectativas Phantom World conseguiu ainda assim, ao fim de um episódio, desapontar-me e isso não agoira nada de bom para o futuro da série.

A animação é boa, mas não salva a anime de ser mediana, sendo que esse é de longe o melhor aspecto apresentado. Ambos o opening e o ending são genéricos, tendo pouco impacto. O mesmo acontece com a banda sonora apresentada (até à data), contudo, são adequados à série onde se encontram.

Na eventualidade de desenvolver o seu setting melhor e acordar os guionistas, talvez Musaigen no Phantom World ascenda do patamar em que se enterrou, contudo é melhor não criar expectativas demasiado altas.

TVアニメ『無彩限のファントム・ワールド』

MyAnimeList: Musaigen no Phatom World

– Gostaste deste artigo? Compartilha com os amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página no Facebook: AniHome

Anúncios

One thought on “Primeiras Impressões: Musaigen no Phantom World

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s