Visita Guiada: Iberanime LX2016

visitaguiada

Mais um ano mais um IberAnime. Este ano o evento esteve cheio de novidades como a mudança de espaço (adeus Sala Tejo, olá MEO Arena!) e a introdução de novo conteúdo como o espaço dedicado aos youtubers e um palco completamente dedicado a eventos de League of Legends. A maior diversidade deste ano trouxe muita gente nova, obviamente mais fã de jogos do que de anime, o que diminui um pouco o charme niponês a que já estávamos habituados.

RICOH IMAGING
As nossas lindas faces. MurasakiHime (autora) e António Santos (administrador).

Apesar do MEO Arena ter em geral mais espaço que a anterior sala onde o evento se realizava, o maior número de pessoas (25 mil?!!) gerou muito mais confusão do que nas edições anteriores, ao ponto de praticamente não se conseguir andar na zona das bancas. A confusão era tal que nem se conseguia ver o que estava em exposição, muito menos comprar alguma coisa, também porque a quantidade de staff nas bancas não chegava para a quantidade de potenciais compradores.

Contudo antes de se quer nos depararmos com a confusão do piso inferior (junto às bancas) era preciso conseguir descer pelas escadas, o que era quase uma missão impossível porque nem os organizadores conseguiam estabelecer ordem nem os visitantes eram capazes de compreender o conceito de fila indiana, principalmente se carregássemos um prop ou tivéssemos um cosplay mais volumoso. Por falar em cosplay esta edição foi muito dura para quem se queria vestir a rigor. As casas de banho eram poucas e ficavam facilmente entupidas com malta a trocar-se, dificultando a utilização de pessoas que realmente precisavam de ir. É verdade que estavam uma série de salas vazias mas não havia bancos dificultando a sua utilização como balneários.

Para terminar as críticas, comento o fiasco que foi a organização das filas no sábado. Sem nenhuma indicação de onde seria formada a fila, os madrugadores (como eu) começaram a juntar-se no topo das escadas, junto às portas, para horas depois mandarem desmobilizar para formar fila ao fundo das escadas. Como é de prever, as últimas pessoas a chegar saíram mais rápido da confusão, acabando por ficar à frente de pessoas que estavam lá há muito mais tempo o que acho que não foi nada correto – nem da parte dos visitantes, nem da organização – por não terem o cuidado de preservar a ordem de chegada na segunda fila. Isto associado à chuva torrencial que caiu durante todo o dia tornou o tempo na fila longe de agradável. Como antes de abrirem as portas anunciaram que no domingo a configuração de filas seria a mesma, este problema foi evitado no segundo dia.

Agora para a parte que interessa: as coisas boas. Este ano foram passados uma série de filmes bastante interessantes no Auditório, com o apoio da JanKenPon. Sendo estes Paprika, The Grave of the Fireflies e Summer Wars, que na minha opinião, fazem parte de um legado de grandes filmes animados que todos devíamos ver pelo menos uma vez na vida.

Este ano desistiram de apresentar os autores dos AMVs no concurso de AMV (talvez por terem tido mais concorrentes este ano), o que permitiu uma sessão muito mais interessante e imersiva. A qualidade dos editores aumentou consideravelmente em relação aos anos anteriores, dando um bom show de talento e também de bom gosto de séries em grande parte dos casos.

Aqui deixamos o AMV vencedor, de Ygor Rodrigues:

Como já nos fomos habituando o concurso de Cosplay World Masters, trouxe-nos cosplayers profissionais de todo o mundo com fatos de elevado detalhe técnico e algumas apresentações de qualidade notável. Samui San levou o primeiro prémio para o Brasil, com o seu cosplay de Ezreal de League of Legends.

Untsdssditled

Contudo mais surpreendente que o CWM foi o concurso de cosplay de grupo, que este ano estava cheio de truques que até agora só víamos feitos pelos pros. Sequências de transformações feitas à base de tirar camadas de roupa para revelar camadas interiores foi um prato servido com fartura e qualidade este ano. Contudo o prémio foi para um skit de comédia de Attack on Titan.

Com a participação da cosplayer japonesa Reika no Cosplay World Masters foi possível a realização de uma série de workshops que tenho a certeza que foram bastante interessantes e útil para muitos cosplayers casuais.

reikalevi2.jpg

Ainda nos workshops, Edo Haruma realizou uma maratona sobre animação em bastante detalhe. Sendo um animador, ele foi capaz de dar uma visão do interior da indústria bastante interessante, principalmente para pessoas que aspiram a esse tipo de carreiras ou apenas gostam de animação em geral (como no meu caso). Muitas vezes quando vemos algo animado quase que nos esquecemos que alguém fez aquilo, e gastou dias a fazer os frames de uma cena que não dura mais de uns minutos.

13220032_1078474015544919_388084030_n

A sala de jogos não sofreu grandes diferenças em relação ao ano passado, continuando a ser um retiro meio secreto da multidão no qual descobrimos novos jogos que nem sabíamos que existiam; e onde fãs de jogos de cartas como Magic podem dar asas à sua paixão nos torneios.

O fim de semana terminou com o concerto da banda portuguesa Blasted Mechanism, que apesar de não estarem necessariamente ligados a anime ou ao Japão não impediu de ser um concerto espectacular. O estilo de música era muito interessante e a apresentação da banda não deixou ninguém indiferente.13161727_1091267537604032_1369824981901847134_o-1

Em suma, foi um bom evento, apesar de se notar um pouco que a organização não estava preparada para lidar com tantas pessoas. O facto de terem diminuído o espaço dedicado a anime incomodou-me um pouco, mas considero a abertura do evento a mais pessoas  com gostos mais variados uma coisa boa que pode permitir que o IberAnime continue a crescer no futuro.

– Gostaste do artigo? Compartilha com os amigos e deixa o teu comentário!

Para estarem sempre atualizados sigam-nos no twitter: @AniHome15
E deixem o like na nossa página no Facebook: AniHome

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s